Caxias do Sul tem atualmente 31 estudantes na rede municipal de ensino identificados com características de Altas Habilidades ou Superdotação (AH/SD). Outros 15 já estão em investigação pela Secretaria Municipal de Educação (SMED). Os dados foram revelados nesta segunda-feira (7), durante a abertura oficial da 2ª Semana Municipal de Altas Habilidades e Superdotação. Em relação ao ano passado, quando a data foi celebrada pela primeira vez, o contingente praticamente dobrou.
Neste mesmo período, coincidência ou não, também ganharam incremento a atenção e a estrutura dedicadas ao tema pela SMED. Hoje a secretaria conta com duas assessoras de Atendimento Educacional Especializado (AEE) voltadas para o acompanhamento de crianças e estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação – além do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que muitas vezes se manifestam em conjunto, o que configura a chamada dupla condicionalidade.
“Procuramos desenvolver estratégias para que eles permaneçam na escola e encontrem condições de desenvolver seu potencial, com atividades de contraturno, suplementação e enriquecimento curricular. O principal é buscar visibilidade, para que eles e as famílias possam receber o acompanhamento adequado”, comenta a gerente de Educação Especial da SMED, Silvana Cechinato Cagol.
Além da própria mostra Potência(H)abilidades: um olhar sobre as aptidões dos estudantes com Altas Habilidades instalada no mezanino do Centro Administrativo Municipal até dia 25, que apresenta alguns dos trabalhos realizados pelos estudantes identificados com características de AH/SD na rede municipal, um outro breve exemplo do que a garotada é capaz de entregar com o estímulo conjugado entre família, escola e secretaria foi dado na própria cerimônia que abriu a programação.
A programação completa da 2ª Semana Municipal de Altas Habilidades e Superdotação pode ser conferida https://educacao.caxias.rs.gov.br/noticias/2023/07/programacao-da-ii-semana-das-altas-habilidades-superdotacao.