Seja bem-vindo
Caxias do Sul,26/04/2025

  • A +
  • A -

IHVET da UCS salva égua que aspirou galho de pinheiro

Equino passou por exames antes do procedimento de remoção do objeto, realizado no início de abril


IHVET da UCS salva égua que aspirou galho de pinheiro Foto: Divulgação

A estrutura e a equipe do Instituto Hospitalar Veterinário (IHVET) da Universidade de Caxias do Sul foram fundamentais para salvar a vida de uma égua de 13 anos. O caso ocorreu dia 3 de abril, quando o animal foi levado por seu tutor ao Instituto com tosse intermitente e mau hálito.

Os primeiros exames identificaram que a égua apresentava um ruído pulmonar no pulmão direito. Depois, por meio de uma endoscopia, foi localizado no interior do órgão um galho de pinheiro, popularmente chamado de grimpa. O objeto foi retirado com uma pinça. Após o procedimento, considerado complexo por não ser possível um acesso cirúrgico, o animal passou por tratamento com medicamentos. 

O diagnóstico foi possível devido à tecnologia disponível no IHVET, além da estrutura de atendimento para garantir a segurança animal. Entre os recursos fundamentais esteve o tratamento por nebulização. O equipamento utilizado foi o Flexineb, específico para equinos. Nos casos de problemas respiratórios, é imprescindível o atendimento precoce para evitar o agravamento das condições do animal. 

Caso o animal não tivesse sido submetido ao atendimento hospitalar, as complicações poderiam resultar em uma pneumonia, ou até mesmo morte. O atendimento foi realizado pela médica veterinária Larissa Ceconello do Amaral, com o apoio da equipe do IHVET. O encaminhamento do animal foi realizado pela médica veterinária egressa Letícia Galvan. 





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.