Temas do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional 2025 são apresentados às universidades
UCS foi representada pelo reitor Gelson Leonardo Rech em encontro realizado na Assembleia Legislativa do Estado nesta sexta-feira, dia 21

O reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Gelson Leonardo Rech, participou nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, de reuniões de trabalho na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
Na primeira agenda, junto com reitores das Instituições de Ensino Superior públicas e comunitárias do Estado, Rech conferiu os quatro eixos temáticos do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional 2025 (FDDR), apresentados pelo presidente da Assembleia, deputado Pepe Vargas: Transição Ecológica; Sustentabilidade na Indústria, Comércio e Serviços; Sustentabilidade na Agricultura e Pecuária; e Desigualdades Regionais e Sociais. Os temas serão debatidos ao longo do ano, tendo a academia como protagonista na busca de soluções ao lado dos governos estadual e municipais, do setor privado e da sociedade civil.
O segundo compromisso com o presidente da Assembleia foi com reitores das instituições que formam o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), do qual Rech é 2º vice-presidente. Na ocasião, os professores pediram apoio para a regulamentação da Lei Nº 12.881/2013, que contempla instituições de Educação Superior Comunitárias no Brasil com maior participação no orçamento da União para políticas públicas estudantis nos editais de órgãos governamentais de fomento e do Ministério da Educação. A pauta também contemplou a luta das Comunitárias para o cumprimento do artigo 201 da Constituição Estadual, que prevê 0,5% da receita líquida dos impostos próprios para serem revertidos em bolsas de estudo. Ambas propostas estão em trâmite na Câmara dos Deputados e na Assembleia do Estado, respectivamente.
Além de Rech, representaram o Comung o seu presidente, reitor Rafael Frederico Henn (Unisc), a 1ª vice-presidente, reitora Bernadete Maria Dalmolin (UPF), o secretário, reitor Pe. Sérgio Eduardo Mariucci (Unisinos), o tesoureiro, reitor Dieter Rugard Siedenberg (Unijuí), e os reitores Irmão Manuir Mentges (PUC-RS), José Paulo Rosa (Feevale) e Guilherme Bragança (Urcamp), o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Univates, Luís Fernando Saraiva Macedo Marques Timmers, e os chefes de gabinete Renaldo Souza (Unilasalle) e Tiago Ricciardi Correa Lopes (Unisinos).
COMENTÁRIOS