Caravana dos Pontos Populares de Segurança Alimentar reúne lideranças do setor
Durante o evento, público foi convidado para a Oficina Alimenta Caxias que ocorre no dia 27/02

O Município de Caxias do Sul recebeu nesta semana a Caravana dos Pontos Populares de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Caravana dos PPSSAN). A atividade foi realizada na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.
Participaram o secretário estadual adjunto de Desenvolvimento Social, Gustavo Saldanha; diretora adjunta do Departamento Estadual de Segurança Alimentar e Combate à Fome, Vanusa da Rosa; secretário executivo da Câmara Intersecretarias de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do RS (CAISAN-RS), Alex Moraes; presidente do Legislativo, vereador Lucas Caregnato; e a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Kalizia Dalla Zen, que é membro da Caisan Municipal. Ela representou o prefeito Adiló Didomenico.
O evento contou com a presença de lideranças da comunidade que estão à frente de iniciativas como as cozinhas solidárias, ONGs e voluntariado em ações de Segurança Alimentar. Representantes das cozinhas solidárias leram uma carta de intenções no sentido de destacar o fórum que reúne as iniciativas deste segmento, além de pedir apoio ao Poder Público para dar continuidade e avançar nas ações.
O encontro teve como objetivo divulgar informações sobre a Estratégia Estadual de Fomento dos Pontos Populares de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (PPSSAN), instituída no ano passado pelo governo estadual. O documento prevê incentivos como transferência de recursos estaduais para fomentar ações de Segurança Alimentar. Caxias do Sul é um dos dez municípios visitados em função de importantes iniciativas sociais voltadas à alimentação coletiva.
OFICINA ALIMENTA CIDADES - Ao final, a diretora Kalizia Dalla Zen fez um convite para a Oficina Presencial da Estratégia Alimenta Cidades, que será realizada em Caxias do Sul na próxima quinta-feira (27.02). A abertura será a partir das 8h30min, na Câmara de Vereadores. A Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades – Alimenta Cidades é um programa do governo federal que tem como objetivo ampliar a produção, o acesso, a disponibilidade, o consumo de alimentos adequados e saudáveis, priorizando os territórios periféricos urbanos e populações em situação de vulnerabilidade e risco social.
Caxias do Sul foi uma das 60 cidades brasileiras selecionadas para participar da estratégia.
O evento prossegue no dia 27 pelo período da tarde e, no dia 28/02, haverá visitas técnicas ao Ponto de Safra, na Praça Dante, Horta Comunitária do Belo Horizonte, Instituição Leonardo Murialdo (que recebe doações do Banco de Alimentos e Banco de Refeições Coletivas), NIPP Canyon e Restaurante Popular, entre outros.
A finalidade da oficina é promover um diálogo e cocriação entre representantes governamentais da sociedade civil e demais autores locais para aprofundar e finalizar o diagnóstico situacional da agenda alimentar urbana e das políticas, programas e ações de Segurança Alimentar e Nutricional.
COMENTÁRIOS