Secretaria da Agricultura intensifica proteção de fontes no meio rural
Ações viabilizam água para consumo humano e também ajudam a proteger os mananciais

Servidores da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) de Caxias do Sul intensificam ações de proteção de fontes nestas primeiras semanas do ano. O trabalho é uma resposta à alta demanda por reservação de água nas propriedades, consequência do calor intenso e das chuvas mal distribuídas no interior do Município.
Entre janeiro e fevereiro, a equipe da SMAPA executou proteções de fontes nas localidades de Vila Seca, Apanhador (na área pertencente a Caxias) e Santa Lúcia do Piaí. “Além do abastecimento de água potável à população do meio rural, o que se busca é a preservação das fontes de água, principalmente na região de Vila Seca e Criúva, onde estão os mananciais que abastecem a cidade”, explica o médico veterinário Fernando Vissirini Lahm dos Reis, diretor técnico de gestão da SMAPA.
A proteção de fontes é o carro-chefe do Programa + Água da pasta. A ação é sucessora do Programa Água Limpa, lançado em 2010 e premiado nacionalmente, com intenção de implementar políticas de saneamento no meio rural. “O programa segue sendo executado pela equipe de apoio aos programas da SMAPA, beneficiando as propriedades que têm dificuldade em reservar água, especialmente neste período de calor intenso”, acrescenta o titular da pasta, Rudimar Menegotto.
Segundo ele, é importante frisar que o programa se destina à proteção de fontes para uma única família, além de ações de dessedentação animal (combate à sede dos animais), por meio da limpeza de bebedouros.
COMENTÁRIOS