Inaugurada a horta comunitária do Loteamento Campos da Serra
Horta atende atualmente doze famílias que cultivam frutas, hortaliças e temperos
Foi inaugurada nesta terça-feira (10) a horta comunitária do Loteamento Campos da Serra em Caxias do Sul que possui uma área de seis mil e quinhentos metros quadrados, e atende atualmente doze famílias que cultivam frutas, hortaliças e temperos. O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com apoio das secretarias de Meio Ambiente e de Trânsito, Transportes e Mobilidade, e da Codeca.
Foto: Ícaro de Campos/divulgação
A primeira horta comunitária de Caxias do Sul foi fundada em 2006, na área sob as torres da Eletrosul, entre os bairros Colina do Sol e Vila Ipê. As ações avançaram em dezembro de 2021, quando foi sancionada a lei que institui o Programa Municipal de Agricultura Urbana, fruto de um esforço coletivo dos servidores e da comunidade.
O Programa das Hortas Comunitárias trouxe inúmeras contribuições, principalmente relacionadas à ocupação sustentável dos espaços urbanos negligenciados, bem como uma estratégia político-social, oferecendo soluções práticas para o combate à fome e à desnutrição ao proporcionar acesso a alimentos frescos e nutritivos a pessoas em situação de insegurança alimentar.
A vice-prefeita Paula Ioris ressaltou a importância do programa afirmando que é uma realização. “É tão bonito ver esta iniciativa que envolve os moradores das comunidades. O programa fortalece o senso de responsabilidade coletiva, além de estimular a solidariedade. Lembrando que as áreas particulares cedidas para a criação de hortas comunitárias são isentas de pagar o IPTU.”
Foto: Ícaro de Campos/divulgação
Além da apresentação das crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Irmão Sol, também houve plantio de novo canteiro para a horta.
Estavam presentes os secretários do Meio Ambiente, Daniel Caravantes; da Agricultura, Valmir Susin; o vereador Zé Dambrós, a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional, Kalizia Dalla Zen; juntamente com a sua equipe, o representante dos moradores do Loteamento Campos da Serra, Mário Dal Bosco; e outras autoridades.
COMENTÁRIOS