Seja bem-vindo
Caxias do Sul,04/12/2024

  • A +
  • A -

Prefeitura de Bento Gonçalves instala placas "não de esmolas" em diversos pontos do município

A ação visa a conscientização dos malefícios do ato de doar esmolas e fornece informações de como ajudar a pessoa a sair da situação de rua


Prefeitura de Bento Gonçalves instala placas Foto: Prefeitura de Bento Gonçalves/divulgação

Com o objetivo de ampliar a sensibilização dos malefícios da doação de esmolas, a Prefeitura de Bento Gonçalves, através das Secretarias de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES) e de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (SEGIMU) está instalando placas viárias com o pedido “Não dê esmolas” e informações de serviço com o contato da Assistência Social/CREAS que é 3055.7357. Vão ser instaladas 20 placas nos principais pontos de semáforos de Bento Gonçalves.

 Essa ação, que integra o programa Bento em Ordem, amplia esse chamado à sociedade de que existem recursos no município que integram as pessoas em situação de rua ter acesso aos serviços básicos de cidadania, como o encaminhamento para o mercado de trabalho, documentação, Casa de Passagem, serviços de saúde e assistência social. São benefícios socioassistenciais oferecidos pelo Serviço Especial de Abordagem Social e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

 Conforme o secretário da pasta pública, Eduardo Virissimo, “hoje temos um levantamento claro que mais de 90% dos valores arrecadados por esmolas em semáforos e dentro do município de Bento Gonçalves são usados para a compra de álcool, drogas, ou seja, para o sustento de seus vícios. Por esse motivo, pedimos para a população não dê a esmola e avise a Assistência Social para que a gente possa chegar nessas pessoas para auxiliá-las a sair desta situação”.

 O prefeito Diogo Siqueira reforçou que "temos todos os serviços oferecidos na assistência, saúde, temos vagas de emprego, precisamos mudar o entendimento que quem dá esmola está auxiliando essas pessoas. Dar esmola é só piorar o vício no álcool, na droga. Aos poucos vamos avançando nessas ações", disse. 

 O Serviço de Abordagem Social possui sua sede no CREAS (Rua Caetano Darolt, nº 434, bairro Progresso), desenvolvendo um trabalho de busca ativa e atendimento por demandas nas ruas da cidade. Atendimento de segunda a sexta-feira das 08h às 17h e em tempo integral para recebimentos de demandas no whatsapp (54) 99222-8259. A SEDES dispõe da Casa de Passagem que oferece pernoite, acesso à higiene pessoal e alimentação e está localizada na rua Francisco Navarini, nº 136, bairro Maria Goretti, com horário de funcionamento das 19h às 07h.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.