Colégio São Tiago produz hortaliças através do projeto “Compostando nas Escolas”
Proposta aproveita sobras das refeições, de limpeza e outras atividades, as quais podem ser utilizadas para compostagem e posterior uso nas hortas e jardins escolares
Escolas do município de Farroupilha também estão se integrando ao projeto “Compostando Juntos” desenvolvido pela Associação Farroupilhense de Proteção ao Ambiente Natural (Afapan) em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Uma das instituições de ensino que aderiu ao projeto foi o Colégio Estadual São Tiago.
Estudantes do Ensino Fundamental, em suas atividades diárias, geram resíduos orgânicos provenientes do preparo dos alimentos, sobras das refeições, limpeza e outras atividades, os quais podem ser utilizados para compostagem e uso nas hortas e jardins escolares, por exemplo.
Professoras do Colégio São Tiago entraram em contato com a Afapan para fazer parte do projeto de compostagem.
Com este propósito foi elaborado o Projeto de “Compostando nas Escolas” cujo objetivo é promover reflexões acerca da temática, bem como a instalação de uma composteira no ambiente escolar.
Foto: Colégio São Tiago/divulgação
O presidente da Afapan, José Pancotto, informou que foi instalada uma composteira na escola e prestadas as orientações sobre sua funcionalidade e a partir daí também fosse implantada uma horta.
Com auxílio da comunidade escolar foi construída a horta com o intuito de promover a educação ambiental, na prática, permitindo aos alunos compreender sobre os ciclos naturais, nutrição e sustentabilidade. Foram plantadas mudas de alface que foram colhidas recentemente e consumidas nas refeições dos estudantes.
Foto: Colégio São Tiago/divulgação
Conforme a Afapan, oportunizar esses momentos no ambiente escolar está tornando-se cada vez mais importante, uma vez que o contato entre os jovens e a natureza está menos frequente. Logo, essa oportunidade tem sido valiosa tanto para o aprendizado, quanto para incentivar o consumo de hortaliças entre os alunos e toda a comunidade escolar.
A COMPOSTAGEM
No processo de compostagem com as minhocas, é gerado um adubo sólido orgânico de ótima qualidade, bem como um adubo líquido rico em nutrientes. Ambos são recomendados como fertilizantes para a produção de verduras, vegetais, entre outros. Além disso, o projeto tem o intuito de reduzir a quantidade de orgânicos biodegradáveis que são descartados no aterro sanitário, uma vez que isso gera mais custos e reduz a vida útil do espaço.
COMENTÁRIOS