Força-tarefa quer ampliar oferta de trabalho para beneficiários do bolsa família
Ação se baseia em experiência do município de Bento Gonçalves
O Prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico reuniu-se, na quinta-feira (14), com o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira para obter informações sobre a revisão do Bolsa Família que está sendo realizada naquele município. A Chefe de Gabinete, Grégora Fortuna dos Passos e o presidente da FAS, Rafael Vieira também estavam presentes, bem como o prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini e o secretário Municipal de Gestão e Governo de Farroupilha, Thiago Galvan.
Durante o encontro, foram apresentadas as ações realizadas em Bento com a busca ativa para localizar homens na faixa etária dos 18 a 40 anos cadastrados no programa Bolsa Família. A ação tem por objetivo dar oportunidade de emprego para pessoas que se enquadram nesse perfil. Inicialmente, foram 40 pessoas procuradas, num universo de 2.139 cidadãos que estão em benefício do Programa. Cerca de 400 outros cadastrados têm o perfil para o programa e estão em fila de espera.
Após a reunião, o Prefeito Adiló informou que a revisão dos cadastros do Bolsa Família também será realizada em Caxias do Sul. A ação será voltada a cadastros unipessoais. "Vamos focar em homens que vivem sozinhos, que não tem esposa, filhos, que trabalham na informalidade ou não trabalham. Pretendemos oferecer a eles capacitação, emprego e ajudar, inclusive, na elaboração de documentos", explica. Caxias do Sul tem 2.559 cadastros unipessoais - 1.536 homens e 1.023 mulheres.
O presidente da FAS avalia que é uma boa prática adotada e que já na segunda-feira irá organizar a ação com os servidores. "Conhecemos como Bento Gonçalves está fazendo essa avaliação destes cadastros e voltamos com a tarefa de aplicar essa boa prática em Caxias. Faremos visitas domiciliares a estes cadastros masculinos e, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, vamos oferecer capacitação para o encaminhamento ao mercado de trabalho", explica Rafael Vieira.
O município de Carlos Barbosa também integrará esta força-tarefa de revisão dos cadastros do Bolsa Família.
COMENTÁRIOS