Diocese de Caxias realiza segundo formativo para a inclusão de catequizandos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Atividade reuniu mais de 30 catequistas no plenário do Centro Diocesano de Formação Pastoral e outras dezenas de participantes pela transmissão ao vivo pelo YouTube
A Comissão de Iniciação à Vida Cristã (IVC) da Diocese de Caxias do Sul realizou, no sábado, 09 de novembro, o segundo encontro formativo para a inclusão de catequizandos com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Um grupo de mais de 30 catequistas esteve reunido no plenário do Centro Diocesano de Formação Pastoral (CDFP) e outras dezenas de participantes pela transmissão ao vivo pelo canal do YouTube para a atividade que a coordenação de catequese da Diocese de Caxias está propondo. A coordenadora diocesana de IVC, Margareth Bedin Menegat, acolheu a todos e ressaltou que a beleza do Evangelho não tem limites e deve chegar a todos.
A atividade foi conduzida pela fonaudióloga Franciele Michelon, especialista em atender crianças que apresentam o TEA, e pela psicopedagoga Morgana Giazzon Pistorello. Durante a primeira parte do encontro aconteceu uma roda de conversa para tirar dúvidas dos catequistas. Além disso, situações de dignóstico de autismo foram relatadas pelos participantes e as profissionais puderam ajudar na compreensão e sensibilização.
No segundo momento do encontro, Franciele e Morgana abordaram aspectos práticos para o trabalho e manejo de crianças com TEA na Catequese, como a adaptação de atividades, materiais, e conversa constante com a família e o acompanhamento personalizado. Para o próximo ano está sendo pensada a possibilidade de um grupo de estudos para auxiliar diretamente, com materiais e subsídios, as comunidades que estão em processo de inclusão na Catequese.
O coordenador de Pastoral, padre Leonardo Inácio Pereira, destacou o olhar da Diocese para a Iniciação à Vida Cristã e a importância de caminhar sempre unidos à Igreja.
COMENTÁRIOS