Afapan realiza mais uma capacitação para os voluntários do projeto “Compostando Juntos”
Terceira turma de compostagem doméstica de 2024 está disponibilizando 50 vagas. O grupo se reunirá no dia 21, às 19h, no Auditório do IFRS Campus Farroupilha
A Associação Farroupilhense de Proteção ao Ambiente Natural (Afapan) juntamente com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Farroupilha está chamando mais uma turma de voluntários para a realização da nova etapa do projeto “Compostando Juntos”.
A terceira turma de compostagem doméstica de 2024 está disponibilizando 50 vagas. O grupo se reunirá no dia 21, às 19h, no Auditório do IFRS Campus Farroupilha para receber capacitação e orientações sobre como proceder com a composteira. Para se inscrever é necessário ler as condições e preencher o formulário no link abaixo.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd7s1abAY7BZUST0nPqAjU_QsAS0gypaJ4-Zd8k-v_Lo7TR9w/viewform
O projeto foi criado em 2017, com 25 voluntários, para estudar a viabilidade de compostar resíduos no próprio local de geração. Com o sucesso da etapa piloto, foi buscado recursos junto à Prefeitura de Farroupilha, e agora está sendo feita a expansão do programa.
No dia 21 de novembro o voluntário receberá um kit que contém: uma caixa de uso diário (com minhocas), caixa de espera (húmus sem minhocas), caixa coletora com torneira de composto líquido, tampa com instruções, baldinho e serragem, além do termo de compromisso que irá assinar.
Foto: Afapan/divulgação
Sendo assim, após 15 dias usando o seu kit, o voluntário receberá em sua residência a visita de um técnico, que auxiliará nos esclarecimentos de dúvidas e fazendo a inserção das minhocas na composteira, que irão acelerar o processo de decomposição do material orgânico. O próximo passo é apenas anotar a quantidade de baldinhos que serão encaminhados ao kit, durante 1 ano, para que a AFAPAN consiga estimar a quantidade de material que deixou de ser enviada ao Aterro Sanitário de nossa Cidade.
A COMPOSTAGEM
No processo de compostagem com as minhocas, é gerado um adubo sólido orgânico de ótima qualidade, bem como um adubo líquido rico em nutrientes. Ambos são recomendados como fertilizantes para a produção de verduras, vegetais, entre outros. Além disso, o projeto tem o intuito de reduzir a quantidade de orgânicos biodegradáveis que são descartados no aterro sanitário, uma vez que isso gera mais custos e reduz a vida útil do espaço.
COMENTÁRIOS