Seja bem-vindo
Caxias do Sul,22/10/2024

  • A +
  • A -

Parques Inclusivos completam um ano com aprovação de crianças e adultos em Farroupilha

Objetivo é proporcionar que crianças com necessidades especiais interajam com as demais num espaço adaptado


Parques Inclusivos completam um ano com aprovação de crianças e adultos em Farroupilha Foto: Lucas Benvenutti/divulgação

Com olhar sensível às necessidades especiais, os três Parques Inclusivos de Farroupilha completaram um ano nesta segunda-feira, 21 de outubro, sendo um local de confraternização, convivência e conscientização entre crianças e adultos. Localizados no Parque dos Pinheiros, na Praça da Bandeira e na Praça da Emancipação,  os espaços transformaram não apenas o cenário dos locais, mas também a forma de brincar e se divertir.

Prova disso, é a utilização do parque pelos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) - Escola de Educação Especial Sol Nascente, que ao longo de todo o dia estiveram presentes na Praça da Emancipação aproveitando o dia de sol e calor. Acompanhados das professoras Magda Crestani, Janete Perin e Franciele Chiele Hendgs, além da monitora Maria Eduarda Bazzo, os alunos do turno da manhã aproveitaram para brincar e realizar um piquenique na sombra das árvores.

De acordo com Magda, os parques inclusivos são um diferencial para os alunos da instituição.

“Eles adoram vir. Tanto aqui na Praça da Prefeitura quanto no Parque dos Pinheiros, é sempre uma grande diversão. Os parques são lindos, acessíveis, os brinquedos trazem uma integração entre todos. Hoje tivemos ainda a oportunidade de lanchar por aqui, então tudo acaba sendo uma grande experiência.”, disse.

Os parquinhos contam com brinquedos como circuito inclusivo, tobogãs, escorregadores, rampa de cordas, jogo da velha, quadros para escrita com giz, entre outros, todos adaptados, além de rampas de acesso e guarda-corpos metálicos. Os brinquedos oferecem ainda oportunidades de desenvolvimento sensorial e cognitivo.


Foto: Lucas Benvenutti/divulgação

O piso tátil foi caracterizado com borracha colorida que demarca espaço para algumas brincadeiras e atividades e além de ser acessível para cadeiras de rodas, amortece quedas e previne acidentes.

Entre os 170 alunos da APAE, destes, cerca de 82 da escolarização, estão Lucas Rodrigues da Silva e Luana Dias de Jesus, que foram eleitos pelos próprios alunos como os "autodefensores" da APAE, representando a entidade em atividades externas em Farroupilha e em todo o Rio Grande do Sul.

Questionados se gostam do parquinho, a resposta foi direta e sincera.


”Aqui tudo é maravilhoso.”, disse Lucas.


O objetivo principal dos Parques Inclusivos é proporcionar que crianças com necessidades especiais interajam com as demais num espaço adaptado e com brinquedos e experiências sensoriais que servirão a ambos, com segurança e de forma divertida.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.