Há alguns anos, um dos maiores expoentes da arte contemporânea nascida e criada no Brasil – especialmente aquela com a inspiração da rua – é o duo paulistano OSGEMEOS. Explorando técnicas de pintura, desenho e escultura, os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo levam seus nomes e seu trabalho a dezenas de países do mundo.
Recentemente, o mecânico Roberto Gonçalves, de Caxias do Sul, começou a ver indícios de que pode ter os aspirantes a versão local da dupla dentro de casa. Pai dos gêmeos Gabriel e Gustavo Gonçalves, 11 anos, ele não precisa investir tanto em brinquedos como aquele famoso conjunto de peças plásticas de encaixar e montar. Os meninos preferem muito mais um rolo de fita crepe, que lhes oferece a possibilidade de construir o que bem entenderem, no momento em que tiverem a ideia, desde um barco pirata até um dinossauro. Isso quando não estão ocupando folhas de papel como se fossem telas de artes plásticas, dando-lhes um banho de tintas e cores. Introspectivos e cheios de energia, os dois estão entre os estudantes da rede municipal de ensino com trabalhos expostos no mezanino do Centro Administrativo Municipal até sexta-feira (12), durante a realização da primeira Semana Municipal de Altas Habilidades e Superdotação.
![Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul já tem 16 estudantes identificados com Altas Habilidades ou Superdotação](http://celsosgorlla.com.br/wp-content/uploads/2022/08/Super-2-Elisabete-Bianchi.jpg)
Matriculados na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Manoel Pereira dos Santos, Gabriel e Gustavo Gonçalves são exemplos de um perfil de estudante que desafia a habilidade e o conhecimento geralmente exigidos dos professores. Muitas vezes, os traços de comportamento apresentados por crianças e jovens como eles podem levar a uma confusão sobre tratar-se de Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) – e em várias ocasiões, esta é realmente a avaliação correta. Contudo, há momentos em que o conjunto de características de cada indivíduo resolve dialogar entre si e pedir passagem ao mesmo tempo. Ou seja, é possível que quadros de TEA ou TDAH apareçam junto com Altas Habilidades e Superdotação (AH/SD).
Para ajudar a identificar, distinguir e encaminhar corretamente estas situações é que desde o início de 2022 o quadro de professores da Secretaria Municipal de Educação (SMED) conta com uma assessoria técnica do setor de Atendimento Educacional Especializado (AEE) especificamente voltada para Altas Habilidades e Superdotação. Atualmente, já há 16 estudantes identificados com AH/SD e outros 19 sob avaliação na rede municipal de ensino.
“O carro-chefe de todo o processo é a identificação, para que possamos encaminhar o estudante para o AEE, onde terá acesso à suplementação das atividades. E agora já estamos buscando parcerias com outras instituições, a fim de buscar recursos capazes de ampliar a oferta de programas”, revela a assessora técnica da Secretaria Municipal de Educação, Valéria Castilhos.