O empresário de games caxiense, Yan Pellizzari, apresentou à ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara, um projeto de desenvolvimento de jogos eletrônicos educativos que têm a finalidade de educar a geração Z a respeito da necessidade de preservação da sociobiodiversidade brasileira. Os jogos devem refletir aspectos culturais e linguísticos de alguns povos originários do Brasil, bem como representar graficamente as florestas, a constituição de aldeias, hábitos e aspectos específicos de cada povo.
O encontro foi articulado pela deputada federal Denise Pessôa (PT/RS) e pelo vereador de Caxias do Sul Lucas Caregnato (PT) e ocorreu no dia 14 de junho.
A deputada federal Denise Pessôa comenta a importância de aliar plataformas que já chamam a atenção das crianças, adolescentes e jovens ao conhecimento de nossa cultura brasileira. “Eu mesma tenho um filho de 5 anos que, se deixar, fica horas jogando esses joguinhos. Trazer uma perspectiva educativa, de contato com a cultura brasileira originária contada por povos historicamente oprimidos, é aproveitar uma ferramenta que já atrai os pequenos para que eles recebam, desde cedo, informações que os ajudem a reconstruir nosso futuro em uma perspectiva de paz e preservação da natureza”, comenta a deputada Denise.
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A ideia foi bem recebida pela ministra, que comentou serem necessárias formas mais atuais de comunicação para alcançar a juventude e se colocou à disposição de estabelecer uma parceria com o empresário. “Eu mesmo não sei muito sobre os povos e gostaria de saber. O que aprendemos na escola não representa a realidade”, comenta Yan, que propõe a distribuição dos recursos provenientes dos jogos a institutos, associações, ONGs a serem indicadas pelo Ministério dos Povos Indígenas.
Os próximos passos para que o projeto saia do papel envolvem estudos pedagógicos e antropológicos, bem como a escolha e o mapeamento de alguns povos originários a serem feitos pelo Ministério dos Povos Indígenas para elaboração de um jogo piloto.
Yan também apresentou estatuetas de avatares de alguns representantes da causa indígena como a ministra Sônia, a deputada federal Célia Xakriabá e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima Marina Silva, que foram impressas em impressora 3D e coloridas à mão artesanalmente por ele mesmo. A ministra Sônia adorou o presente e demonstrou alegria com a possibilidade de recontar a história do Brasil a partir do olhar indígena em jogos eletrônicos.