O Sindilojas Caxias promoveu a 6ª edição do Simpósio Estadual do Varejo no dia 29 de agosto, no Intercity Hotel Caxias, em Caxias do Sul (RS). Com o tema “Faça a diferença”, o evento reuniu mais de 500 pessoas debatendo assuntos essenciais ao varejo em atividades divididas entre dois espaços, de forma simultânea.
O Palco Principal apresentou palestrantes nacionais trazendo tópicos pertinentes não somente ao mercado, mas também ao comportamento, tanto do consumidor quanto do comerciante. Já a Arena Sebrae contou com profissionais de referência no mercado local, onde o principal objetivo foi apresentar práticas que beneficiem o dia a dia dos varejistas.
Na parte da manhã, após o credenciamento dos participantes e a abertura da Feira de Conexões, com mais de 25 marcas expositoras durante o evento, o protocolo do Simpósio começou com uma fala do presidente do Sindilojas Caxias, Rossano Boff, que destacou a importância de um espaço para troca de experiências e celebração da força do setor. “A diferença que vocês fazem no dia a dia, no atendimento ao cliente, na inovação e na superação de desafios é o que mantém o nosso setor vibrante e relevante. Que esse encontro seja uma fonte de novas ideias e motivação”, afirmou o presidente. Boff, ainda, ressaltou o aniversário de 70 anos do Sindilojas Caxias em 2024.
Palco Principal
Quem deu início às palestras no Palco Principal, onde nomes nacionais trouxeram temas pertinentes ao mercado, foi a atriz Danni Suzuki falando sobre “Viralizando o propósito”. Ela falou sobre sua vivência enquanto atriz, aprendendo a atingir a emoção de outras pessoas. Ainda, comentou sobre o acesso constante e vício nas redes sociais, em um estado constante de competitividade, ansiedade e necessidade de aceitação.
Em seguida, Alzira Vasconcelos, mentora de negócios de moda e um dos principais nomes do mercado varejista, falou sobre o tema “Transformando sua loja em uma marca de sucesso”. Com muito carisma e animação, Alzira trouxe seu olhar sobre mercado e negócios, falando sobre técnicas sobre varejo.
A palestrante explicou que o novo consumidor espera do comércio atualmente, onde sua jornada passa pela internet, seja pela própria compra ou somente pela pesquisa online. “A experiência do cliente não começa quando ele compra, mas sim quando apresentamos a nossa marca a ele, passando por etapas envolvendo sentimentos, valorização do tempo e relacionamento.”
Em seguida, a fala ficou por conta da atriz Mariana Xavier com a palestra “Seja seu próprio padrão”. Compartilhando suas experiências para provocar reflexões sobre autoconhecimento, autoestima e, principalmente, a importância da autenticidade, Mariana falou sobre os diversos padrões que a sociedade impõe seguidamente e as amplas definições do conceito de sucesso.
Com muita musicalidade, a palestra que encerrou o Palco Principal teve como convidado o músico e compositor Marco Túlio Lara trazendo o tema “Sem medo do futuro”. Ele apresentou histórias, provocações e inquietudes, acompanhadas por músicas ao violão e harmônica, pontuando suas vivências com canções de Legião Urbana, Fábio Jr. e Lulu Santos, entre outros.
Arena Sebrae
Na Arena Sebrae, espaço dedicado a profissionais de referência no mercado local, a primeira palestra foi com Alcir Cardoso, Head de Startups do Sebrae RS, falando sobre “Digitalizando o seu negócio na prática”. Cardoso falou sobre transformação digital trazendo benefícios como eficiência operacional, melhora na experiência do cliente, inovação e competitividade.
Em seguida, foi realizado o pitch de startups para o varejo, trazendo empresas selecionadas pelo Sebrae RS falando sobre a tecnologia que utilizam, seus produtos e serviços, diferenciais e como o varejo pode usufruir dessas soluções.
Ao final da manhã, o roteirista e especialista em storytelling, Marcelo Andrighetti teve a palavra para conversar sobre “O Mapa da Singularidade – Como atrair mais clientes e vender muito mais”. Ele falou da importância de as marcas encontrarem um posicionamento próprio para serem lembradas pelos consumidores, gerar valor e aumentarem suas vendas.
Em seguida, foi a vez do ator e professor de teatro, Davi Souza, falar sobre “Veja o mundo com outros olhos”, onde trouxe suas histórias de vida como fio condutor da palestra, além de apresentar uma esquete com um de seus personagens.
Após o recesso para o almoço, a Arena Sebrae retornou com Maria Eduarda Fortuna, jornalista, produtora de conteúdo e CEO da Enquadra, falando sobre “Venda mais com vídeos”. Ela abordou a relevância do conteúdo na produção de vídeos durante sua palestra, enfatizando como um trabalho eficaz deve inspirar, educar, gerar valor, entreter e transmitir autenticidade.
Após, o escritor e filósofo Gilmar Marcílio abordou o tema “Sem saúde mental não há felicidade”, explorando os preconceitos que ainda cercam o cuidado com a saúde mental e a importância de reconhecer as questões neurológicas que impactam no cotidiano. Ele discutiu, também, o efeito das redes sociais, destacando como a comparação e as percepções errôneas sobre a vida dos outros podem afetar nosso bem-estar.
Em seguida, com mediação de Alcir Cardoso Meyer, as fundadoras do Criamigos Oficina de Ursos, Veronicah Sella e Natiele Krassmann Silveira, apresentaram seu case “Inovação, empreendedorismo e negócios em escala”. As sócias comentaram sobre a história do projeto, que surgiu em Gramado (RS) em 2016 com o objetivo de resgatar laços afetivos por meio de bichinhos de pelúcia personalizados.
Finalizando a Arena Sebrae, o CEO do Grupo Argenta, Neco Argenta, realizou a palestra “O caminho se faz caminhando – Case Grupo Argenta”, compartilhando sua trajetória. Vindo de uma família de empreendedores, Neco se tornou um dos maiores empresários do Sul do Brasil.